4º TRIM. 2015 – LIÇÃO
Nº 3 – E DEUS OS CRIOU HOMEM E MULHER
O Começo de Todas as Coisas – Estudos sobre o livro de Gênesis
INTRODUÇÃO
Seguindo os estudos sobre o livro
de Gênesis, estaremos analisando na aula de hoje a criação do ser humano, mencionado
no capítulo 1, versículos 26 e 27, e descrito detalhadamente no capítulo 2 do
mesmo livro, a partir do versículo 7. Este estudo faz parte da Antropologia Teológica
– que estuda a criação, a imagem divina, constituição da natureza e destino
final do homem, de acordo com as Escrituras.
I – O QUE É O HOMEM
Neste tópico, veremos alguns fatos
a respeito do homem que, feito à imagem e à semelhança do Criador, é a
principal de suas criaturas.
1.1. Criatura de Deus.
O ser
humano foi criado por Deus.
1.2.
Imagem e semelhança de Deus.
O que significa "a imagem de
Deus" no homem? Não se refere a seu aspecto físico, pois Deus é espírito,
e não tem corpo (Jo.4:24), não equivale a uma participação essencial na
divindade, pois “imagem” e “semelhança” não significam “divinização”. A imagem de Deus no homem tem quatro aspectos:
a) Somente
o homem recebeu o sopro de Deus, e, portanto, tem um espírito imortal, por meio
do qual pode ter comunhão com Deus;
b) É um
ser moral, não obrigado a obedecer a seus instintos, como os animais, porém
possui livre-arbítrio e consciência;
c) É um
ser racional, com capacidade para pensar no abstrato e formar ideias;
d) É um
ser que tem domínio sobre a natureza e sobre os seres vivos, à semelhança de
Deus.
1.3. Coroa da criação divina (I Co.
11:7).
É o representante de Deus,
investido de autoridade e domínio, e mantenedor da ordem.
II – A CRIAÇÃO DO HOMEM À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS
Ainda no sexto dia, terminando a
criação dos animais, Deus coroou sua criação com a formação do homem e, numa
expressão totalmente diferente das de dantes, afirma:“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...” (Gn.
1:26). O verbo “fazer”, na primeira pessoa do imperativo, no plural, indica que
o Criador não estava sozinho, na criação do homem. Pode-se entender que, num
ponto do planeta, no Oriente, Deus (o Pai, o Filho e o Espírito Santo) se
reuniram para fazer surgir o novo ser: o homem à imagem e semelhança de Deus, utilizando-se de material já existente para fazer o corpo
físico, e na parte espiritual soprou em suas narinas, e o homem tornou-se alma
vivente (Gn. 2:7).
2.1. A Criação do homem é superior aos demais seres vivos.
Quando Deus criou o homem, ele já havia criado todos os outros seres
vivos. Ao contrário dos demais seres, o homem seria um
“reflexo” de Deus, um ser que o “representaria” sobre a Terra. O homem foi
criado para ser um “mordomo”, ou seja, um servo que tivesse superioridade sobre
toda a criação terrena, um administrador de tudo quanto Deus criou sobre a
Terra. Neste sentido, é que devemos entender o Sl.115:16, quando o salmista
afirma que o Senhor deu a terra aos filhos dos homens. Esta “doação” não
implica em propriedade, mas em “administração”, pois a terra nunca deixou de
pertencer a Deus (Sl.24:1), além do ser
humano possuir
um nível muito elevado intelectual, moral e religioso.
Obs: A “teologia da confissão
positiva” tem disseminado o falso ensino de que Deus deu a terra ao homem e
este a entregou a Satanás e assim seria,
atualmente, “por legalidade”, o possuidor do planeta, o que não corresponde à
realidade bíblica.
Esta posição singular que
assumiria o ser humano na ordem da criação fá-lo distinto de todos os demais
seres, não podendo, pois, ter guarida o pensamento de que o homem é apenas
“mais um ser vivo” que existe sobre a Terra. O homem foi criado para ser
“imagem e semelhança de Deus” e nenhum outro ser tem este privilégio, nem
mesmo os anjos que, embora sejam superiores ao ser humano (Sl.8:5), não foram
feitos à imagem e semelhança de Deus.
2.2. Criacionismo X
Evolucionismo.
Em oposição ao criacionismo, a teoria evolucionista parte
do princípio de que o homem é o resultado de um lento processo de alterações
(mudanças). Esta é a idéia central da evolução: os
seres vivos (vegetais e animais, incluindo os seres humanos) se originaram de
seres mais simples, que foram se modificando ao longo do tempo.
Essa teoria, formulada na segunda metade do século XIX
pelo cientista inglês Charles Darwin, tem sido aperfeiçoada pelos
pesquisadores e hoje é aceita pela maioria dos cientistas.
Após vinte anos de pesquisas baseadas nos materiais
coletados em todos os continentes e inúmeras anotações de uma expedição de
cinco anos que fizera ao redor do mundo, saiu sua obra prima: A
Origem das Espécies através da seleção natural, livro publicado em 1859.
A grande contribuição de Darwin para a teoria da evolução foi a idéia
da seleção natural. Ele observou que os seres vivos sofrem
modificações que podem ser passadas para as gerações seguintes.
Obs: Será que já terminou o período da Evolução? De maneira alguma,
porque se tudo já tivesse terminado de evoluir, conforme a teoria, não
somente não deviam existir mais símios nas matas, também não deviam existir
as formas inferiores de vida, todas as formas deviam ter alcançado o grau mais
elevado na escala geológica.
2.3. A
Constituição do Homem.
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De acordo com as Sagradas
Escrituras, o ser humano é desta forma composto: espírito, alma e corpo (1 Ts
5.23), isto é, possui uma natureza tricotômica. O
termo tricotomia significa "aquilo que é dividido em três". Esta
tricotomia do homem remete à Triunidade Divina, pois, assim como Deus é um só,
embora seja em três Pessoas, o homem também é um, embora tenha três elementos.
Os vegetais são apenas realidades físicas e os animais possuem corpo e alma
(daí o nome “animal”, ou seja, aquele que é dotado de alma), alma esta, porém,
que é perecível e se extingue com a vida física.
a) Corpo
A ciência tem demonstrado que a
substância do corpo humano contém os mesmos elementos químicos do solo. O nome
em hebraico "Adão" (homem) é semelhante a "Adama" (solo).
Gênesis 2:7 diz: “Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra…". A
palavra "formou" dá, no original, a ideia de "manipulação",
trabalho com as mãos.
Que o corpo do homem é
feito do pó da terra não se pode negar, cientificamente. Eis a sua composição
segundo os estudiosos deste assunto:
- Foto da composição do corpo humano.
b) Espírito
Além de formar o corpo humano do pó
da terra, diz-nos o texto bíblico, que Deus também soprou em suas narinas,
dando-lhe o fôlego de vida. Este “sopro” é o espírito do homem, aquele elemento
que faz ligação entre Deus e o homem (Is. 57:16). O ser humano seria o único
ser vivo terreno, dotado de matéria que tem um relacionamento com o seu
Criador.
Como já vimos antes, o corpo
humano foi feito por Deus do pó da terra, mas o espírito, não foi feito, mas Deus
deu de si ao homem, através de seu sopro. Deus permitiu ao homem ter em si
parte do criador, tanto é que, quando o corpo morre, este sopro de vida (o
espírito) volta ao criador (Ec. 12:7), pois ao contrário do corpo e da alma, o
espírito não se desfaz, e nem esta sujeito a julgamento, ou condenação espiritual.
Devido o espírito ser totalmente divino, não ser criado, ser parte de DEUS, na
morte do corpo, o espírito volta ao criador que o deu, ou seja, enquanto vive o
corpo, parte de Deus vive com ele.
- Funções do espírito
Sendo o espírito a relação espiritual dentro do corpo humano, as funções do espírito dentro do homem é dar a ele a direção de Deus para a vida do homem, é o espírito que mostra a vontade de Deus na vida humana, na verdade o espírito busca orientar a alma para que tome decisões dentro da vontade de Deus, um exemplo disso vemos em Salmos 43:5, onde o Salmista mostra o espírito repreendendo a alma, e dando conselhos a mesma para permanecer fiel, neste caso não podemos falar que é o corpo que fala a alma, pois o corpo é apenas lugar de morada da alma, mas sim o espírito. c) Alma
Mas não houve apenas a criação do
espírito no homem. Em Gn.2:7 é dito que o homem foi feito “alma vivente”, a nos
mostrar que, além do espírito, o homem também foi dotado de uma alma, ou seja,
de uma personalidade própria, com intelecto, sensibilidade e vontade, que o
distingue de todos os demais seres sobre a face da Terra. Esta alma, ao
contrário dos outros animais, seria “vivente”, ou seja, teria vida para sempre,
seria imortal.
A alma possui relação com a
parte material do homem ( corpo ) e a parte espiritual ( espírito ), é como o
meio termo, não é nem totalmente carne, e nem totalmente espírito, mas possui
tendências a carne e tendências ao espírito, assim o homem pode perfeitamente
viver num corpo físico material e obedecer a um Deus espiritual.
- Funções da alma
- Após a morte do corpo a alma continua a viver
lembranças de suas vidas antes da morte, sabiam onde
estavam, o rico demonstrou conhecer a Abraão e também a Lazaro, e também
demonstrou arrependimento.
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- A alma não pode voltar ao corpo
- O destino da alma
III – A CRIAÇÃO DA MULHER (Gn 2:18-23)
Depois de ter criado o homem e o ter posto no jardim, lhe dado instruções, o Senhor verificou que o homem não podia viver sozinho, era um ser social. Por isso, afirmou para Si mesmo: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele” (Gn.2:18).
Depois de ter criado o homem e o ter posto no jardim, lhe dado instruções, o Senhor verificou que o homem não podia viver sozinho, era um ser social. Por isso, afirmou para Si mesmo: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele” (Gn.2:18).
Então, fez cair sobre Adão um
profundo sono, a primeira “anestesia” da história e realizou, também, a
primeira cirurgia, tomando uma das costelas de Adão e dela fazendo surgir a
mulher (Gn.2:21).
Esta narrativa bíblica apresenta
importantíssimas lições:
1) A sexualidade é despertada espontaneamente no ser humano, pois é
algo da sua natureza.
Adão foi feito macho, assumiu esta
consciência posteriormente, tendo havido um “pesado sono” entre o instante
desta consciência e o momento em que se uniu com sua companheira.
É assim que se desenvolve a
sexualidade no ser humano. Após o período de formação, onde o ser humano é
definido como homem ou mulher, há um intervalo em que ocorre um “profundo sono”
do organismo com relação à sexualidade, “sono” este que cessa quando do início
da adolescência, quando, então, se desenvolvem os caracteres sexuais
secundários, que fazem com que o ser humano fique pronto para a procriação, para
se unir a uma pessoa do sexo oposto e, assim, se completar e participar da
reprodução da espécie humana.
2) Homem e mulher são iguais em essência e em natureza.
Deus formou a mulher do homem, ou
seja, não há qualquer diferença essencial entre homem e mulher. A mulher foi
tirada do homem, num verdadeiro caso de “clonagem”, que faz com que não haja
diferença substancial entre homem e mulher: ambos são seres humanos.
Esta igualdade é reafirmada quando
se diz que a mulher foi tirada de uma das costelas de Adão, ou seja, do lado do
homem, a demonstrar que homem e mulher deveriam viver lado a lado, eram
complementares, não havendo uma superioridade ou inferioridade de um em relação
ao outro. No plano original de Deus, não havia qualquer preponderância entre
homem e mulher, ainda que o homem tenha sido criado primeiro, em termos
cronológicos.
3) A mulher, embora seja essencialmente igual ao homem, dele é
diferente, já que sua estrutura teve como ponto inicial um osso, ao contrário
do homem que teve como estrutura fundamental o pó da terra.
A sexualidade abrange muito mais do
que a simples genitalidade, a simples diferença dos órgãos reprodutores de um e
de outro. Bem ao contrário, a sexualidade abrange características distintas não
só físicas mas também psicológicas que fazem com que a unidade, a completude
somente se construa com a união entre um homem e uma mulher.
Quando
despertou, sem que Deus tivesse falado coisa alguma, Adão, ao ver a mulher,
disse que ela havia sido tirada de seus ossos, era carne de sua carne, e, por
isso, seria chamada “varoa”, porque do varão havia sido tirada. Assumindo de
livre e espontânea vontade, a oferta que Deus lhe dera, aceitando recebê-la por
companheira.
4) Homem e mulher se completam, formam uma unidade, mas que tal completude,
tal unidade depende da presença de Deus.
Adão estava em plena comunhão com
Deus e percebeu que a mulher lhe fora dada como companheira. É por isso que o
apóstolo Paulo diz que homem e mulher precisam um do outro, mas “no Senhor” e,
também, é a razão pela qual o sábio Salomão faz questão de descrever a união
entre o homem e a mulher como um “cordão de três dobras” (Ec.4:12), a mostrar
que esta união é mais uma demonstração da imagem e semelhança de Deus, já que
temos aqui, mais uma vez, uma “triunidade”, a exemplo da Triunidade Divina.
CONCLUSÃO
Não somos produto de um processo
evolutivo, mas criaturas, conforme imagem e semelhança de nosso criador – Deus!
Mas do que nunca, devemos estudar as verdades bíblicas e apregoá-las ao mundo!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bíblia Online.
Bíblia de Estudo
Pentecostal.
Bíblia de Estudo – Aplicação Pessoal.
Bíblia de Estudo
Plenitude.
Dicionário online de
Português.
Dicionário da Bíblia, Teologia e
Filosofia – R.N.
CHAMPLIN.
Dicionário wycliffe.
Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento) - William
Macdonald.
Pequena Enciclopédia Bíblica –
Orlando Boyer – IBAD.
Lições Bíblicas CPAD – 4º Trimestre – 2006.
Lições Bíblicas CPAD – 4º Trimestre – 2015.
Revista Ensinador
Cristão – nº 64 – CPAD.
O Começo de Todas as Coisas.
Claudionor de Andrade – CPAD.
O plano divino através dos séculos.
Lawrence Olson – CPAD.
Portal
EBD – Dr. Caramuru Afonso Francisco.
Ev. Luiz Henrique de A.
Silva.
Blogger do
professor Luciano de Paula Lourenço
Consultas a sites de Estudos Bíblicos.
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