domingo, 18 de outubro de 2015

E DEUS OS CRIOU HOMEM E MULHER



4º TRIM. 2015 – LIÇÃO Nº 3 – E DEUS OS CRIOU HOMEM E MULHER

O Começo de Todas as Coisas – Estudos sobre o livro de Gênesis


INTRODUÇÃO

Seguindo os estudos sobre o livro de Gênesis, estaremos analisando na aula de hoje a criação do ser humano, mencionado no capítulo 1, versículos 26 e 27, e descrito detalhadamente no capítulo 2 do mesmo livro, a partir do versículo 7. Este estudo faz parte da Antropologia Teológica – que estuda a criação, a imagem divina, constituição da natureza e destino final do homem, de acordo com as Escrituras.

I – O QUE É O HOMEM
Neste tópico, veremos alguns fatos a respeito do homem que, feito à imagem e à semelhança do Criador, é a principal de suas criaturas.

1.1.    Criatura de Deus.
O ser humano foi criado por Deus.

1.2.    Imagem e semelhança de Deus.
O que significa "a imagem de Deus" no homem? Não se refere a seu aspecto físico, pois Deus é espírito, e não tem corpo (Jo.4:24), não equivale a uma participação essencial na divindade, pois “imagem” e “semelhança” não significam “divinização”.  A imagem de Deus no homem tem quatro aspectos:

a) Somente o homem recebeu o sopro de Deus, e, portanto, tem um espírito imortal, por meio do qual pode ter comunhão com Deus;
b) É um ser moral, não obrigado a obedecer a seus instintos, como os animais, porém possui livre-arbítrio e consciência;
c) É um ser racional, com capacida­de para pensar no abstrato e formar ideias;
d) É um ser que tem domínio sobre a natureza e sobre os seres vivos, à semelhança de Deus.

1.3. Coroa da criação divina (I Co. 11:7).
É o representante de Deus, investido de autoridade e domínio, e mantenedor da ordem.

II – A CRIAÇÃO DO HOMEM À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS
Ainda no sexto dia, terminando a criação dos animais, Deus coroou sua criação com a formação do homem e, numa expressão totalmente diferente das de dantes, afirma:“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...” (Gn. 1:26). O verbo “fazer”, na primeira pessoa do imperativo, no plural, indica que o Criador não estava sozinho, na criação do homem. Pode-se entender que, num ponto do planeta, no Oriente, Deus (o Pai, o Filho e o Espírito Santo) se reuniram para fazer surgir o novo ser: o homem à imagem e semelhança de Deus, utilizando-se de material já existente para fazer o corpo físico, e na parte espiritual soprou em suas narinas, e o homem tornou-se alma vivente (Gn. 2:7).

2.1. A Criação do homem é superior aos demais seres vivos.
Quando Deus criou o homem, ele já havia criado todos os outros seres vivos. Ao contrário dos demais seres, o homem seria um “reflexo” de Deus, um ser que o “representaria” sobre a Terra. O homem foi criado para ser um “mordomo”, ou seja, um servo que tivesse superioridade sobre toda a criação terrena, um administrador de tudo quanto Deus criou sobre a Terra. Neste sentido, é que devemos entender o Sl.115:16, quando o salmista afirma que o Senhor deu a terra aos filhos dos homens. Esta “doação” não implica em propriedade, mas em “administração”, pois a terra nunca deixou de pertencer a Deus (Sl.24:1), além do ser humano possuir um nível muito elevado intelectual, moral e religioso. 


Obs: A “teologia da confissão positiva” tem disseminado o falso ensino de que Deus deu a terra ao homem e este a entregou a Satanás e  assim seria, atualmente, “por legalidade”, o possuidor do planeta, o que não corresponde à realidade bíblica.
Esta posição singular que assumiria o ser humano na ordem da criação fá-lo distinto de todos os demais seres, não podendo, pois, ter guarida o pensamento de que o homem é apenas “mais um ser vivo” que existe sobre a Terra. O homem foi criado para ser “imagem e semelhança de Deus” e nenhum outro ser tem este privilégio, nem mesmo os anjos que, embora sejam superiores ao ser humano (Sl.8:5), não foram feitos à imagem e semelhança de Deus.
2.2. Criacionismo X Evolucionismo.
Em oposição ao criacionismo, a teoria evolucionista parte do princípio de que o homem é o resultado de um lento processo de alterações (mudanças). Esta é a idéia central da evolução: os seres vivos (vegetais e animais, incluindo os seres humanos) se originaram de seres mais simples, que foram se modificando ao longo do tempo.
Essa teoria, formulada na segunda metade do século XIX pelo cientista inglês Charles Darwin, tem sido aperfeiçoada pelos pesquisadores e hoje é aceita pela maioria dos cientistas.
Após vinte anos de pesquisas baseadas nos materiais coletados em todos os continentes e inúmeras anotações de uma expedição de cinco anos que fizera ao redor do mundo, saiu sua obra prima: A Origem das Espécies através da seleção natural, livro publicado em 1859.
A grande contribuição de Darwin para a teoria da evolução foi a idéia da seleção natural. Ele observou que os seres vivos sofrem modificações que podem ser passadas para as gerações seguintes.
Obs: Será que já terminou o período da Evolução? De maneira alguma, porque se tudo já tivesse terminado de evoluir, conforme a teoria, não somente não deviam existir mais símios nas matas, também não deviam existir as formas inferiores de vida, todas as formas deviam ter alcançado o grau mais elevado na escala geológica.
  • Foto da evolução humana, segundo Darwin.
2.3. A Constituição do Homem.
De acordo com as Sagradas Escrituras, o ser humano é desta forma composto: espírito, alma e corpo (1 Ts 5.23), isto é, possui uma natureza tricotômica. O termo tricotomia significa "aquilo que é dividido em três". Esta tricotomia do homem remete à Triunidade Divina, pois, assim como Deus é um só, embora seja em três Pessoas, o homem também é um, embora tenha três elementos. Os vegetais são apenas realidades físicas e os animais possuem corpo e alma (daí o nome “animal”, ou seja, aquele que é dotado de alma), alma esta, porém, que é perecível e se extingue com a vida física.

a) Corpo
A ciência tem demonstrado que a substância do corpo humano contém os mesmos elementos químicos do solo. O nome em hebraico "Adão" (homem) é semelhante a "Adama" (solo). Gênesis 2:7 diz: “Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra…". A palavra "formou" dá, no original, a ideia de "manipulação", trabalho com as mãos.
Que o corpo do homem é feito do pó da terra não se pode negar, cientificamente. Eis a sua composição segundo os estudiosos deste assunto:
  • Foto da composição do corpo humano.
Como a parte física do homem é totalmente material, ao pó voltará (Ec. 12:7), não necessita de julgamento de Deus, pois o corpo, não tem poder de decisão dentro do homem, ele apenas executa as decisões da alma, o corpo não tem vida após a morte, e serve apenas para esta vida, dentro desse mundo.
 
Obs: O corpo humano que recebemos ao nascer não será “o mesmo” (material) que teremos após o arrebatamento da igreja, na eternidade futura, o corpo humano passará por uma grande transformação (I Co. 15:49-54) e nós receberemos um corpo glorioso (Fp. 3:21), desta forma o corpo daqueles que forem arrebatados não voltará ao pó da terra, mas serão transformados para ser um corpo celestial, pois existe corpo natural-material e corpo espiritual (I Co.15:44).
 
b) Espírito
Além de formar o corpo humano do pó da terra, diz-nos o texto bíblico, que Deus também soprou em suas narinas, dando-lhe o fôlego de vida. Este “sopro” é o espírito do homem, aquele elemento que faz ligação entre Deus e o homem (Is. 57:16). O ser humano seria o único ser vivo terreno, dotado de matéria que tem um relacionamento com o seu Criador.
Como já vimos antes, o corpo humano foi feito por Deus do pó da terra, mas o espírito, não foi feito, mas Deus deu de si ao homem, através de seu sopro. Deus permitiu ao homem ter em si parte do criador, tanto é que, quando o corpo morre, este sopro de vida (o espírito) volta ao criador (Ec. 12:7), pois ao contrário do corpo e da alma, o espírito não se desfaz, e nem esta sujeito a julgamento, ou condenação espiritual. Devido o espírito ser totalmente divino, não ser criado, ser parte de DEUS, na morte do corpo, o espírito volta ao criador que o deu, ou seja, enquanto vive o corpo, parte de Deus vive com ele.
 

  •      Funções do espírito

Sendo o espírito a relação espiritual dentro do corpo humano, as funções do espírito dentro do homem é dar a ele a direção de Deus para a vida do homem, é o espírito que mostra a vontade de Deus na vida humana, na verdade o espírito busca orientar a alma para que tome decisões dentro da vontade de Deus, um exemplo disso vemos em Salmos 43:5, onde o Salmista mostra o espírito repreendendo a alma, e dando conselhos a mesma para permanecer fiel, neste caso não podemos falar que é o corpo que fala a alma, pois o corpo é apenas lugar de morada da alma, mas sim o espírito.
 
c) Alma
Mas não houve apenas a criação do espírito no homem. Em Gn.2:7 é dito que o homem foi feito “alma vivente”, a nos mostrar que, além do espírito, o homem também foi dotado de uma alma, ou seja, de uma personalidade própria, com intelecto, sensibilidade e vontade, que o distingue de todos os demais seres sobre a face da Terra. Esta alma, ao contrário dos outros animais, seria “vivente”, ou seja, teria vida para sempre, seria imortal.
A alma possui relação com a parte material do homem ( corpo ) e a parte espiritual ( espírito ), é como o meio termo, não é nem totalmente carne, e nem totalmente espírito, mas possui tendências a carne e tendências ao espírito, assim o homem pode perfeitamente viver num corpo físico material e obedecer a um Deus espiritual.
  
  • Funções da alma
Pensar, decidir, organizar, comandar o corpo, amor, fé, consciência, arrependimento, tristeza, ira, perseverança, etc.
 
Muitas pessoas estão equivocadas, não é o corpo que poderá ser lançado no inferno, ou mesmo ser salvo, pois o corpo não tem poder de decisão, e assim não se pode julgá-lo, condená-lo, é a alma que comanda o corpo, e não o corpo que comanda a alma, a condenação do corpo é a morte física do homem, mas isto já é o suficiente, esta morte física é uma punição pelo pecado que Adão e Eva cometeram, e não a punição da alma do individuo.
O pensamento mais popular diz que "Morreu, acabou", mas não se pode matar a alma, a alma pode se separar do corpo no momento da morte física, mais matar a alma, isto é impossível. Em Apocalipse 20:4 fala sobre a alma daqueles que foram degolados por amor a Cristo, o corpo foi degolado, mas a alma ainda vive.
A alma é a parte intelectual do homem, é a alma que possui os poderes de decisão dentro do corpo, é ela que obedece ou não a Deus, é ela que decide consagrar se a Deus, ou menosprezar os conselhos do Espírito, e por esta razão a alma receberá julgamento pelos atos e decisões que tomou enquanto ainda vivia o corpo.
Na bíblia encontramos o exemplo da Parábola do Rico e Lazaro (Lc. 16:19-31), ambos viviam no mesmo mundo, e na mesma época, eram separados pela classe social em que viviam, e pela fé que possuíam, e quando morreram, ambos continuaram separados, o corpo se desfez, mas a alma continuou a viver fora do corpo, não neste mundo, mas num mundo espiritual, notemos agora alguns pontos nesta passagem bíblica:
 
  • Após a morte do corpo a alma continua a viver
Após a morte do Rico e de Lazaro, ambos ainda podiam pensar, apreciar, viver bem ou mal, Lazaro de acordo com os ensinamentos bíblicos, tanto Lazaro como rico, estavam bem conscientes, tinham
lembranças de suas vidas antes da morte, sabiam onde estavam, o rico demonstrou conhecer a Abraão e também a Lazaro, e também demonstrou arrependimento.

  •         A alma não pode voltar ao corpo
Esta historia mostra que a alma é imortal, mesmo havendo a morte do corpo, o homem continua a possuir o poder de pensar, enxergar, conversar, falar, arrepender, porém mesmo havendo arrependimento a alma não tem o poder de voltar a viver no corpo, mesmo que seja em um outro corpo qualquer, isto não lhe é possível, o Rico pediu a Abraão que lhe permitisse voltar a vida, que ressuscitasse, afim de que pudesse avisar seus irmãos para não cometem o mesmo erro que ele, porém isto não é possível a alma.
 
  • O destino da alma
Enquanto Lázaro estava no seio de Abraão, o paraíso de Deus, que também Jesus prometeu ao ladrão na cruz, (Lc. 23:43), o Rico que neste mundo teve uma vida em desobediência, estava no Hades, um lugar de tormento, de angustia, e de muita dor, lá a sede é imensa, e as lembranças dos erros desta vida são constantes, o desejo de voltar ao passado estão a todo momento, porém isto não é possível.
Existem dois destinos para a alma, um para os salvos em Cristo, e outro para aqueles que rejeitaram o amor de Cristo.
 
III – A CRIAÇÃO DA MULHER (Gn 2:18-23)
Depois de ter criado o homem e o ter posto no jardim, lhe dado instruções, o Senhor verificou que o homem não podia viver sozinho, era um ser social. Por isso, afirmou para Si mesmo: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele” (Gn.2:18).
Então, fez cair sobre Adão um profundo sono, a primeira “anestesia” da história e realizou, também, a primeira cirurgia, tomando uma das costelas de Adão e dela fazendo surgir a mulher (Gn.2:21).
Esta narrativa bíblica apresenta importantíssimas lições:

1) A sexualidade é despertada espontaneamente no ser humano, pois é algo da sua natureza.
Adão foi feito macho, assumiu esta consciência posteriormente, tendo havido um “pesado sono” entre o instante desta consciência e o momento em que se uniu com sua companheira.
É assim que se desenvolve a sexualidade no ser humano. Após o período de formação, onde o ser humano é definido como homem ou mulher, há um intervalo em que ocorre um “profundo sono” do organismo com relação à sexualidade, “sono” este que cessa quando do início da adolescência, quando, então, se desenvolvem os caracteres sexuais secundários, que fazem com que o ser humano fique pronto para a procriação, para se unir a uma pessoa do sexo oposto e, assim, se completar e participar da reprodução da espécie humana.

2) Homem e mulher são iguais em essência e em natureza.
Deus formou a mulher do homem, ou seja, não há qualquer diferença essencial entre homem e mulher. A mulher foi tirada do homem, num verdadeiro caso de “clonagem”, que faz com que não haja diferença substancial entre homem e mulher: ambos são seres humanos.
Esta igualdade é reafirmada quando se diz que a mulher foi tirada de uma das costelas de Adão, ou seja, do lado do homem, a demonstrar que homem e mulher deveriam viver lado a lado, eram complementares, não havendo uma superioridade ou inferioridade de um em relação ao outro. No plano original de Deus, não havia qualquer preponderância entre homem e mulher, ainda que o homem tenha sido criado primeiro, em termos cronológicos.

3) A mulher, embora seja essencialmente igual ao homem, dele é diferente, já que sua estrutura teve como ponto inicial um osso, ao contrário do homem que teve como estrutura fundamental o pó da terra.
A sexualidade abrange muito mais do que a simples genitalidade, a simples diferença dos órgãos reprodutores de um e de outro. Bem ao contrário, a sexualidade abrange características distintas não só físicas mas também psicológicas que fazem com que a unidade, a completude somente se construa com a união entre um homem e uma mulher.
Quando despertou, sem que Deus tivesse falado coisa alguma, Adão, ao ver a mulher, disse que ela havia sido tirada de seus ossos, era carne de sua carne, e, por isso, seria chamada “varoa”, porque do varão havia sido tirada. Assumindo de livre e espontânea vontade, a oferta que Deus lhe dera, aceitando recebê-la por companheira.


4) Homem e mulher se completam, formam uma unidade, mas que tal completude, tal unidade depende da presença de Deus.
Adão estava em plena comunhão com Deus e percebeu que a mulher lhe fora dada como companheira. É por isso que o apóstolo Paulo diz que homem e mulher precisam um do outro, mas “no Senhor” e, também, é a razão pela qual o sábio Salomão faz questão de descrever a união entre o homem e a mulher como um “cordão de três dobras” (Ec.4:12), a mostrar que esta união é mais uma demonstração da imagem e semelhança de Deus, já que temos aqui, mais uma vez, uma “triunidade”, a exemplo da Triunidade Divina.

CONCLUSÃO
Não somos produto de um processo evolutivo, mas criaturas, conforme imagem e semelhança de nosso criador – Deus! Mas do que nunca, devemos estudar as verdades bíblicas e apregoá-las ao mundo!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bíblia Online.
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Bíblia de Estudo – Aplicação Pessoal.
Bíblia de Estudo Plenitude.
Dicionário online de Português.
Dicionário da Bíblia, Teologia e Filosofia – R.N. CHAMPLIN.
Dicionário wycliffe.
Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento) - William Macdonald.
Pequena Enciclopédia Bíblica – Orlando Boyer – IBAD.
Lições Bíblicas CPAD – 4º Trimestre – 2006.
Lições Bíblicas CPAD – 4º Trimestre – 2015.
Revista Ensinador Cristão – nº 64 – CPAD.
O Começo de Todas as Coisas. Claudionor de Andrade – CPAD.
O plano divino através dos séculos. Lawrence Olson – CPAD.
Portal EBD – Dr. Caramuru Afonso Francisco.
                   Ev. Luiz Henrique de A. Silva.
Blogger do professor Luciano de Paula Lourenço
Consultas a sites de Estudos Bíblicos.


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