domingo, 30 de agosto de 2015

A CORRUPÇÃO DOS ÚLTIMOS DIAS


     3º TRIM. 2015 – LIÇÃO Nº 9 – A CORRUPÇÃO DOS ÚLTIMOS DIAS

     A Igreja e o seu Testemunho – As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais

INTRODUÇÃO 
Seguindo o estudo da Segunda Epístola de Paulo a Timóteo, estaremos analisando nesta presente aula o terceiro capítulo, onde o apóstolo Paulo começa a dizer a seu filho na fé a respeito de como seriam os últimos tempos, a dispensação da graça.

I – DEFINIÇÕES DOS TERMOS

·  “Corrupção”

1.1. Definição Linguística.
O termo “corrupção” vem do latim, “corruptione”, e a definição segundo o dicionário Aurélio é “ato ou efeito de corromper; decomposição, putrefação”. Já no dicionário online: “devassidão, depravação, perversão”.

1.2. Definição Teológica.
Já Orlando Boyer relaciona as palavras “corrupção”, “corruptível” e “corrupto”, ao que é “corrompido, podre, depravado, pervertido, sujeito a putrefação, algo desmoralizado” (96, p. 201).

1.3. Definição Bíblica.
·         No Antigo Testamento:
a) A decadência do corpo – corrupção física (Sl 16.10);
b) Os defeitos físicos em algum animal, que o tornavam impróprio para ser sacrificado – corrupção cerimonial (Lv 22.20-23);
c) A ruína moral causada pelo pecado – corrupção moral (Dt 9.12);
·         No Novo Testamento:
Encontramos as palavras gregas “phthora” e “diaphthora”, ambas traduzidas por “corrupção”.
a) “phthora” – Aparece por nove vezes denotando a decadência do corpo físico (1 Co.15:42,50); do universo físico (Rm. 8:21); da moral e religiosidade (1 Pe. 1:4; 2:9) (CHAMPLIN, 2013, p. 934).
b) “diaphthora” – Aquela destruição que é efetuada pela decomposição do corpo físico efetuada pela ação dos vermes no sepulcro após a morte (Jo. 11:39).

1.4. “A expressão 'últimos dias”
Abrange todo o intervalo entre o primeiro advento de Cristo, e o seu advento final, designado como o fim dos séculos (1Co. 10:11).

1.5. Tempos trabalhosos (II Tm 3.1).
Da expressão 'tempos difíceis', no grego, temos o adjetivo “chapelos”, que significa 'difícil', 'árduo', dando a entender um período de 'tensão', de 'maldade'; serão tempos difíceis de suportar, perigosos e problemáticos para a igreja em geral (CHAMPLIN, 2014, p 502. “A heresia do gnosticismo era 'suave', quando contrastada com as heresias futuras que antecedem a segunda vinda de Cristo, pois haverá uma apostasia de proporções gigantescas. A era da igreja está repleta de movimentos perigosos que, pelo fato de o fim estar se aproximando, estão ganhando força (MT. 7:15; 24:11,12,24; 2Pe. 2:1,2).

II– OS ÚLTIMOS TEMPOS
O apóstolo Paulo revela a Timóteo algo que havia recebido diretamente do Senhor a respeito dos últimos tempos, quando as coisas se tornarão piores à medida que o fim se aproxima e que a Igreja iria conviver com uma degeneração cada vez maior da humanidade, e com isto o aumento do pecado no mundo. Por isto, a igreja deveria estar alerta para não se deixar abater com tais acontecimentos. 
Ao escrever a Timóteo: “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos trabalhosos” (2 Tm. 3:1), o que parece, é que o apóstolo acreditava que vivenciava os últimos dias e o diagnóstico que ele dá em relação a sociedade, é muito triste. Nós estamos vivenciando este tempo de Paulo, só que com mais intensidade.

Ele descreve estes últimos dias como:

a)  Difíceis para serem vividos (duros, furiosos e violentos);
b) Uma época de terrível florescimento do mal, em que todos os alicerces morais são sacudidos. Uma confrontação com as forças do mal, como se o mundo se tornasse ainda mais mundano, isto porque:
·         O mundo tem menos acesso a Deus;
·         Multiplica-se o pecado;
·         O desamor é uma constante;
·         Têm surgido no meio do povo de Deus, enganadores;
·         Estão mercantilizando a fé ...
A sociedade está caminhando a passos largos para o auge da corrupção, aos poucos, está se degenerando; o sistema está pervertido e corrompido. Há pessoas que mostram em seus comportamentos que a corrupção está em todas as esferas.
Vejamos as características dos tempos trabalhosos, associando aos comportamentos dos indivíduos, elencados pelo apóstolo Paulo nesta segunda carta a Timóteo:

Comportamentos:

1) Relacionados à Conduta Moral
“... amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, ingratos, profanos, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos...” (2 Tm. 3:1-3).

a) Amantes de si mesmos – Pensam apenas em si próprios, não levando em conta nem o Senhor, nem o próximo, egoístas.
Esta é uma característica marcante dos dias em que estamos vivendo. O individualismo tem alcançado níveis nunca antes alcançados. As pessoas pensam em si mesmos, inclusive em ações que exigiriam a presença de mais de uma pessoa (Ex: homossexualismo). Veem a vida terrena apenas como uma oportunidade de satisfação de seus próprios desejos, como ocasião para prevalecer sobre os outros.

b) Avarentos – Querem tudo para si mesmos, nenhuma soma de dinheiro os satisfaz, são cheios de orgulho do que fazem e têm gosto especial pela própria imagem, achando que um homem pode ser melhor que outro em essência, gananciosos. Quando olhamos para a humanidade, vemos que o grande problema se encontra no amor ao dinheiro, desta avareza, tais como o tráfico de drogas, o tráfico de pessoas, o tráfico de armas, as desigualdades sociais crescentes e tantos outros problemas terríveis de nosso tempo.

c) Presunçosos (jactanciosos) – Refere-se às pessoas que proclamam virtudes que não têm que se apresentam mais fortes, mais sábias, mais ricas do que na verdade são.

d) Soberbos – Arrogantes, autosuficientes, aqueles que têm mania de grandeza e veem a si mesmos como superiores aos demais, nutrindo certo desprezo por todos, exceto por si próprios (nariz empinado). Essas pessoas na igreja, veem as demais como concorrentes.  

e) Blasfemos – Pessoas que desandam a boca para falar, criticar contra DEUS e contra o próximo, zombam de Deus e escarnecem do próximo com suas palavras carregadas de veneno. 

f) Ingratos – Refere-se às pessoas que não reconhecem sua dívida com DEUS e com o próximo.

g) Profanos – Homens que não respeitam o que é sagrado, que não consideram que as coisas referentes a Deus devem ser respeitadas. “Indecentes”, ou seja, o indivíduo que vive abertamente no pecado sem qualquer recato ou pudor. Trata-se daquela pessoa que já perdeu a vergonha e cujo único objetivo de vida é satisfazer seus desejos.

h) Caluniadores – Que atacam a honra do próximo, que fazem acusações falsas ao outro, única e exclusivamente para que o “eu” prevaleça, para que o próximo deixe de ser um obstáculo à satisfação dos seus
próprios interesses. É o pecado de espalhar contendas, disseminar intrigas, jogar uma pessoa contra a outra, cavar abismos nos relacionamentos. Esse é o pecado que Deus mais abomina (PV. 6:16-19). Um caluniador destrói o maior patrimônio que uma pessoa tem: seu nome.

i) Incontinentes - Quem não se contêm, que são escravos de seus instintos, que são atraídos e engodados pela sua própria concupiscência, ou seja, pelos desejos pecaminosos e carnais incontrolados. “Sem domínio próprio”. São os indivíduos escravos de si mesmos. Dominados por suas paixões, desejos e vícios, são escravos da ira, da língua, do sexo, das drogas.
Não é à toa que vivemos dias do hedonismo, ou seja, que se deve desfrutar ao máximo de todos os prazeres oferecidos, que a vida só vale a pena se for “intensamente vivida nesta dimensão terrena”.

j) cruéis – O ser humano não tem qualquer piedade do próximo. Trata-se de homens “…rudes, embrutecidos, indomados, incivilizados, desumanos…”

k) Sem amor para com os bons – Odeiam pessoas e coisas boas; são avessos a qualquer forma de bondade.

l) Traidores – Pessoas entreguistas, em quem não se pode confiar (fofoqueiras). Não cumprem os compromissos assumidos com o próximo, razão pela qual são traidores, agindo apenas em função do próprio interesse, da obtenção de vantagens para si mesmos .

m) Obstinados – Pessoas precipitadas, imprudentes, aventureiras, irredutíveis, agem precipitadamente e movida por motivos equivocados.

n) Orgulhosos – Isto  nos reporta à primeira característica. Como os homens são amantes de si mesmos, eles são orgulhosos, ou seja, “…cheios de si (I Tm. 3:6; 6:4).

2) Relacionado a parte Familiar
“...desobedientes a pais e mães...” (2Tm 3.2).

3) Relacionado a parte sentimental
“... sem afeto natural...” (2Tm 3.3).

a) Sem afeto natural -  Insensível.

4) Relacionados a parte Religiosa
“... irreconciliáveis, mais amigos dos deleites, aparência de piedade...” (2 Tm. 3:3-5).

a) Irreconciliáveis (implacáveis) – Significa “sem trégua, sem acordo, sem perdão”, cujo ódio arde como fogo. Trata-se de uma ira que não cessa de arder. No grego “aspondos” pode significar duas coisas. Pode referir-se ao homem que abriga um ódio tão profundo e implacável que nunca chegará a um acordo com quem tem discutido. Ou pode significar que o homem tem tão pouca honra que chegará a romper e desconsiderar os termos de um acordo.

b) Mais amigos dos deleites do que amigos de Deus –  Vivem para satisfazer os desejos da carne. Fazem da vida uma corrida desenfreada em busca do prazer imediato.
O lazer, a diversão, o culto ao corpo e o culto ao estômago estão tomando o lugar de Deus na sociedade contemporânea. A televisão, o cinema, o futebol, os salões de jogos, a internet estão ocupando a mente e o tempo dos crentes.

c) Aparência de piedade – Paulo diz que estes homens, apesar de todas estas características, têm aparência de piedade. Vemos aqui que a religiosidade é um grande fator de engano para o ser humano. Muitas pessoas podem professar uma religião, apresentarem-se como piedosas, mas, na verdade, terem todas estas características, demonstrando, com absoluta clareza, que estão distantes de Deus e que caminham para a perdição.

Não podemos nos deixar levar pela aparência, mas devemos nos guiar pela reta justiça, a Palavra de Deus (Jo.7:24). Muitos são lobos devoradores vestidos de ovelhas (Mt.7:15) e os reconheceremos pelos frutos que produzem (Mt.7:16-20), e é por isso que devemos sempre estar atentos para a conduta e comportamento de cada um para que possamos nos afastar daqueles que apresentam as características dos incrédulos, daqueles que recusam o Evangelho, embora possam até pregá-lo hipocritamente.
Pode-se explicar essa passagem tanto literalmente: se intrometem desordenadamente e andam vagando de casa em casa por interesse (…). Ou, por casa, pode ser entendido metaforicamente, a consciência.(…). Portanto, aqueles que se introduzem nas casas são os que astutamente querem saber os segredos da consciência para enganar os outros…”. Cita-se as mulheres, pois são mais emoções, sensíveis.

5) Relacionados a parte Teológica
“... nunca podem chegar ao conhecimento da verdade...” (2 Tm. 3:7).
6) Relacionados a parte política
“... resistem à verdade, sendo homens corruptos...” (2 Tm. 3:8)
Pessoas que agem assim como Janes e Jambres, que são os magos que resistiam no Egito a Moisés. “…À luz da tradição judaica, [Paulo] cita o exemplo dos dois líderes entre os magos que, sejam quais forem seus verdadeiros nomes, eram conhecidos pelos judeus  como ‘Janes e Jambres’ (provavelmente do aramaico: ‘o que seduz e o que provoca rebelião’). O apóstolo tinha em mente a seguinte comparação: Assim como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, o representante de Deus, assim também estes líderes corruptos se opõem à verdade de Deus como revelada em Sua Palavra.

CONCLUSÃO
I Pe. 4:17 – “Já é tempo que o julgamento comece pela casa de Deus e se primeiro começa por nós, qual será o fim dos que são desobedientes.”

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bíblia Online.
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Bíblia de Estudo – Aplicação Pessoal.
Bíblia de Estudo Plenitude.
Dicionário online de Português.
Dicionário Aurélio
Dicionário de Bíblia, Teologia e Filosofia – R.N. CHAMPLIN.
Dicionário wycliffe.
Dicionário Teológico – Claudionor Corrê Andrade – CPAD.
Pequena Enciclopédia Bíblica – Orlando Boyer – IBAD.
Lições Bíblicas CPAD – 3º Trimestre – 2015.
Revista Ensinador Cristão – nº 64 – CPAD.
As Ordenanças de Cristo nas Cartas Pastorais. Elinaldo Renovato de Lima. CPAD.
Portal EBD – Dr. Caramuru Afonso Francisco.
                 EV. Luiz Henrique de Almeida Silva.
Consultas a sites de Estudos Bíblicos.


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